Julho é mês de férias! 7 brincadeiras educativas para entreter a criançada

Postado por agencia 17/07/2019 0 Comentários

Esse é um momento mágico para as crianças! As férias escolares de inverno são muito aguardadas por eles, mas também é um desafio para os pais: "como posso entreter meus filhos?. Calma, calma… Estamos aqui pra te ajudar! Como nem sempre é possível programar uma viagem de férias em família, é melhor que a mamãe e o papai preparem um bom estoque de brincadeiras para manter as crianças animadas. 

Tente esquecer um pouco a TV, computador e videogame e pense em brincadeiras educativas que envolvam toda família. Confira as nossas dicas, a seguir!

Música e dança: vamos fazer um baile nas férias de julho

Aquela antiga brincadeira de subir nos pés do papai para acompanhar a coreografia que ele inventa é sempre um prazer para os pequeninos. Cada criança pode subir nos pés de um adulto para dançarem juntos. Depois, cada um dança sozinho, inventando passos engraçados. Ótimo exercício físico para prevenir a obesidade infantil e divertir a família toda!

Brincando de cozinhar: estímulo para criar formas e experimentar odores e sabores

Sempre sob a supervisão de um adulto, as crianças vão para a cozinha preparar comidinhas. É como brincar de massinha de modelar, só que desta vez a massinha é para comer. Nunca é demais lembrar que as crianças devem ficar sempre longe do fogão, do forno e de objetos cortantes.

Os jogos ensinam que a vida não é feita só de vitórias

Algumas crianças são muito competitivas e têm dificuldades em lidar com a derrota. Jogos de tabuleiro, de baralho, dominó e outros jogos tradicionais são úteis para que a criança aprenda que às vezes se ganha e às vezes se perde. Assim é no jogo, assim é na vida.

Inventando histórias e poesias para treinar vocabulário

Vamos inventar uma história juntos? A primeira criança cria o início da história e define algumas personagens. A segunda criança se encarrega de continuar a história a partir da última frase dita pela primeira e acrescenta ações e mais personagens ao enredo. A próxima continua a inventar personagens e situações, sempre com base na última frase falada e assim por diante, voltando à primeira criança depois que todos tiverem contribuído para a história.

Teatro e circo: ótimo exercício para a desinibição dos mais tímidos

As crianças se fantasiam e encenam uma peça de teatro. Pode ser uma história conhecida, mas melhor ainda se elas próprias inventarem a história. Se a brincadeira for de circo, os bichinhos de estimação da família podem entrar em cena também, ao lado das mágicas e cambalhotas. Estimulem a participação de todas as crianças, principalmente das mais tímidas. 

 

Fonte: A Barata Diz Q Tem.